segunda-feira, 23 de março de 2009

Somos Quem Podemos Ser... Sonhos que podemos ter...

Lembro no dia em que perguntei à minha avó qual novela ela lembrava e sentia saudade. Consigo lembrar exatamente o modo como ela me olhou e disse: "Irmãos coragem. Essa novela foi um espetáculo..." Depois ainda perguntei quem era Janete Clair. Minha vó só me respondeu com um sonoro: "A maior novelista desse Brasil."

Racionalmente não sei o que me leva a querer escrever. Quero contar histórias, tocar as pessoas. Fazer algumas pessoas chorarem, rirem ou, até quem sabe, tornar um personagem vivo e imortalizado no imaginário de cada uma delas.

O primeiro livro que comprei sobre novelas, foi uma biografia sobre Janete . Quis começar pela melhor, pela referência no imaginário de quem assistiu novelas e lembra com saudade de todas. Posso continuar falando linhas e mais mil linhas sobre essa mulher que diretamente e indiretamente, mudou a minha vida antes do meu nascimento. Ela acreditava no amor, na paixão... Nas justificativas para alcançar a felicidade e as formas com que a sonhada felicidade era conseguida. Lembro que durante a leitura do livro imaginei várias passagens tornando-se cenas em uma minissérie. Pensei em escrever e enviar para Gilberto Braga ou Glória Perez. - Não pensei em me promover com isso, pensei só na homenagem, no ato de agradecer à quem fez por mim, mesmo sem saber que o ato de escrever, criar tramas paralelas e parar o Brasil, dando 100% de audiência, fossem, um dia mexer com um garoto de quase vinte anos e fizessem dele um sonhador - . Minha ideia não ganhou força e fiz uma ou duas cenas só. Acho que dois ou três anos se passaram e hoje (ontem) eu tive aula de roteiro. E o nosso projeto de microssérie é a biografia de Janete Clair. O mais mágico de tudo isso não é ser um dos colaboradores desse exercício, mas fazer esse homenagem com a neta da Janete.

Sou uma pessoa de poucos ídolos. Um ícone ou outro e só. Janete tem uma força que não consigo explicar. Ela tem uma importância ímpar na minha vida. Quem sabe é um elo, uma ligação que temos em outro tempo, não sei. A única coisa que tenho a certeza é a importância que ela tem para mim. Ter um ídolo e ícone, já morto, é complicado. Ficam os fatos, lembranças das pessoas que ajudam a criar a personalidade de quem não se encontra mais por aqui. A cada vídeo no youtube, leitura de entrevistas ou textos simples, a imagem da Janete fica mais clara.

Reclamei no outro post que só vinha aqui escrever coisas não muito boas ou dividir momentos ruins. Hoje quero dividir esse dia, esse momento de alegria. É algo singular, simples. Algo que está dentro do meu peito e me faz sentir um sonhador.

Antes de vir dividir tudo isso, pensei qual música seria o título do post. Lembrei do refrão de uma música e de como ela me faz sentir. Então, somado a todo meu momento e sentimento. Acredito que a letra dessa música e o domingo que tive, descrevem como me sinto.

"Somos quem podemos ser...
Sonhos que podemos ter..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário